Jornal do Agrupamento de Escolas Vale D'Este- Viatodos - Barcelos
O DESPERTAR
sobre nós
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O que é O Despertar
O Despertar é a publicação escolar do Agrupamento de Escolas de Vale d’Este que comemora, este ano, 30 anos de existência.
O que o move
Intimamente associado às dinâmicas do Agrupamento de Escolas de Vale d’Este, O Despertar procura assumir-se, antes de mais, como janela privilegiada de comunicação e divulgação de informação junto da Comunidade Educativa, pretendendo mesmo, doravante, e por via das novas soluções tecnológicas, chegar bem para lá do território que a Comunidade Educativa delimita.
Ao contar com alunos colaboradores nas suas fileiras, tanto formal como informalmente, O Despertar tem a noção do seu papel formativo, razão por que visa, por um lado, potenciar a escrita e a leitura como ferramentas de aprendizagem e, por outro lado, reforçar a consciência cívica, crítica e interventiva dos jovens enquanto cidadãos ativos e participativos, na lógica da reflexão, discussão e partilha de informação entre todos.
Periodicidade e formatos
Ainda que tradicionalmente seja uma publicação em papel, com extensão eletrónica, com uma periodicidade trianual, a partir de 2013/2014 será bianual nestes formatos aos quais se juntará um site de internet com o firme propósito de ir acessibilizando a informação construída à medida que os eventos vão decorrendo.
O rosto d’O Despertar
Professores: Jorge Pimenta (diretor); Pedro Ferreira (paginação); Amália Teixeira, Celeste Leite; Joaquim João Pereira e Tiago Cerqueira (colaboradores).
Alunos: Ricardo Ferros, 9.ºA; Beatriz Lopes Ferreira e Maria Inês Silva, 8.ºC; Ana Silva, Daniela Costa, Hélder Lopes, José Araújo e Rafaela Moreira, 9.ºC; Sofia Araci Silva e Liliana Sousa, 11.ºA; Catarina Cunha e Mariana Miranda, 6.ºB.
Em ano de aniversário e de celebração do tanto que une o espírito do Despertar a todos os elementos da Comunidade Educativa, não basta renovar ideias ou apresentar novos figurinos; o nosso jornal tem, sobretudo, sentido na justa proporção do quanto todos sejamos capazes de construir e de partilhar em interação permanente e reiterada de uns com os outros e de todos com o conhecimento. É aí que reside a chave da aprendizagem e é nesse território que o Despertar reafirma a sua natureza e reforça a sua posição. Contamos contigo, pois.